Rejuvenescimento periocular
Os tratamentos estéticos em torno dos olhos são cada vez mais procurados, mas a oftalmologista Teresa Paínhas lembra que, antes de qualquer intervenção, deve fazer uma avaliação oftalmológica:
A área periocular é a primeira área da nossa face a mostrar os sinais de envelhecimento.
O envelhecimento nesta área resulta na diminuição da elasticidade da pele, no aparecimento de rugas dinâmicas e estáticas, assim como na perda de volume.
Este rejuvenescimento é cada vez mais procurado, desde as idades mais jovens. Isto porque os olhos são a área mais evidente na nossa expressão facial. Consoante o paciente, podemos recorrer a procedimentos cirúrgicos ou a procedimentos médicos, tais como a aplicação da tão conhecida Toxina Botulínica, preenchimentos, lasers e peeling químicos.
A #blefaroplastia é uma técnica cirúrgica na qual vai ser feita a remoção da pele em excesso das nossas pálpebras. Simultaneamente podemos também remover o músculo ou as bolsas de gordura. E pode até ser feito o reposicionamento destas bolsas de modo a harmonizar a sua distribuição. A cicatriz com o tempo fica inaparente, e no caso da pálpebra inferior, ela pode estar localizada na zona interna, e, portanto, não é de todo visível.
Este é um procedimento que vai devolver um aspeto mais jovem ao nosso olhar, o que resulta numa grande melhoria da autoestima.
Quanto aos procedimentos médicos, eles podem ser usados como complemento das técnicas cirúrgicas ou podem ser usados isoladamente, particularmente nos pacientes mais jovens que procuram muito mais estas técnicas médicas.
Falando então na Toxina Botulínica, ela é uma neurotoxina que vai inibir a ação muscular e é utilizada para reduzir as rugas dinâmicas, como por exemplo os chamados pés de galinha, ou as rugas que se formam sobre as sobrancelhas; a toxina pode ser também utilizada para elevar as próprias sobrancelhas. Isto é conseguido através de um reequilíbrio das forças musculares nesta área. O seu efeito dura mais ou menos entre 4 a 6 meses.
No que toca aos preenchimentos – tais como a injeção do ácido hialurónico – com eles é possível corrigir a falta de volume, por exemplo, na zona das olheiras que é uma área muito procurada. É possível, neste caso atenuar as rugas estáticas, dar um efeito lifting nas sobrancelhas e também estimular a produção de colagénio, consoante as caraterísticas do ácido hialurónico que for escolhido.
É possível fazê-lo de uma forma muito natural – que é uma situação que preocupa muito os nossos pacientes, ou seja, obter um resultado natural. A técnica de aplicação é, de facto, decisiva para que os materiais fiquem corretamente posicionados, minimizando o risco de complicações.
É essencial que estes procedimentos sejam realizados por médicos com conhecimentos profundos da anatomia da zona periocular, das propriedades dos diferentes produtos e, obviamente, com conhecimento das técnicas cirúrgicas. Antes da sua realização deve ser feita uma avaliação oftalmológica prévia, porque apesar destas técnicas serem bastante seguras, há riscos sérios se não forem indicadas adequadamente.