Mito: Não há qualquer tratamento para atrasar a degenerescência macular da idade.
A degenerescência macular da idade é uma doença da área central da retina que provoca uma perda de visão central com forte impacto na qualidade de vida dos doentes. Contudo, há várias formas de ultrapassar as limitações causadas pela doença.
Os produtos mais escolhidos cuja a prescrição varia de caso para caso: lentes especiais para ver ao perto, com mais graduação do que o habitual, daí com maior capacidade de ampliação; temos lupas de mão ou de apoio sobre o papel e que podem ser iluminadas ou não; e ainda temos o grupo das ajudas eletrónicas: ampliadores portáteis: podem caber no bolso, ajudam a ver pormenores, permitem a leitura de textos não muito longos como preços, etiquetas, menus, bulas de medicamentos, faturas, recibos…. este tipo de coisas pequenas.
Depois temos ampliadores de secretária: têm maior ecrã, permitem uma leitura confortável de livros, revistas, jornais; jogar, por exemplo palavras cruzadas ou sopa de letras, e até escrever, voltar a desenhar ou mesmo pintar as unhas. Podem ter softwares de voz, o que quer dizer que quando a pessoa estiver cansada de ler, pode passar para a voz que vai ler por ela o texto. Podem ainda ter uma câmara acoplada que tanto capta imagens distantes como próximas, permitindo ver o nosso rosto com pormenor e assim podemos fazer a maquilhagem ou a barba.
Para quem utiliza computadores, neles podem fazer-se adaptações que farão a diferença na capacidade de leitura e de escrita. Ainda falo dos tablets e dos smartphones que têm um computador integrado, são portáteis, permitem recorrer à ampliação ou mesmo fotografar, e depois ampliar as imagens que antes não se reconheciam. O smartphone, para além de muitas outras aplicações, tem também uma voz que lê o ecrã.
Por fim, reafirma as condições de iluminação, quer do ambiente quer sobre a superfície de trabalho, que poderão também otimizar a capacidade de leitura e de escrita. Todas estas opções são consideradas conforme o caso clínico e para certo tipo de degenerescência macular há tratamentos que atrasam a progressão da doença; por isso, quando surgirem os primeiros sinais de alteração da visão, não descurem a consulta de rotina no vosso Médico Oftalmologista.